Off


Off é uma preposição inglesa tomada por abreviação de "off screen" (literalmente, "fora de tela", ou "fora de campo") e aplicada inicialmente ao áudio. Um som off é aquele cuja fonte imaginária está situada fora-de-campo.

Essa fonte pode ter diversas localizações, das quais três sobressaem-se: sons fora-de-campo propriamente ditos, emitidos por uma personagem invisível, mas presente na cena; sons emitidos por um personagem não presente na cena (por exemplo, no caso de um comentário daquilo que é visto por outro personagem); e sons não diegéticos, aqueles que são emitidos por uma instância diferente de um personagem (o exemplo mais corrente é o comentário dos documentários).



O documentário Democracia em Vertigem (2019), escrito e dirigido por Petra Costa,

trabalha o off nas três instâncias: fora-de-campo, com personagens não presentes na cena e, por fim, de modo não diegético. Narrado pela própria diretora, que aglutina a história política do Brasil com a sua própria história de vida, ela aparece em alguns momentos do filme conotando ser uma personagem invisível, porém presente nos fatos. Nesta cena aqui, que você pode assistir no nosso Twitter @sallvafilmes, destacamos a reflexão dela sobre a passagem de mandato de Lula para Dilma Rousseff como Presidente da República e Michel Temer como Vice-Presidente.



Encurralado (1971) é o primeiro longa-metragem dirigido por Steven Spielberg. Neste suspense quase sem diálogos e de baixo orçamento, temos a história de um motorista, papel de Dennis Weaver, que é perseguido em uma estrada californiana por um psicótico e anônimo motorista de uma caminhão-tanque enferrujado. A ausência de diálogos fez Spielberg trabalha o off fora-de-campo. Nesta cena, que você pode assistir aqui, o motorista conversa consigo mesmo enquanto elucubra quem pode ser o desconhecido motorista que o persegue.



Estômago (2007), dirigido por Marcos Jorge, apresenta uma narrativa não linear que alterna entre o presente e o passado do protagonista Raimundo Nonato, interpretado por João Miguel. Os eventos do passado dialogam constantemente com o presente a partir de uma montagem cheia de elipses e narração em off do próprio protagonista. Nesta cena aqui, Raimundo descreve o cotidiano dele dentro da cela.



Paterson (2016), dirigido por Jim Jarmusch, mistura a narração off com inserções. O enredo gira em torno do cotidiano de Paterson, papel de Adam Driver, um motorista de ônibus que compartilha de mesmo nome da linha de transporte para o qual trabalha e da pacata cidade interiorana onde vive. No curso de uma semana, a rotina repetitiva de Paterson nos é apresentada como também a paixão dele por escrever poesias sobre os pequenas detalhes de sua vida, como nesta cena aqui.


4 Filmes com Off

1. Encurralado, Steven Spielberg (EUA, 1971)

2. Estômago, Marcos Jorge (BRA-ITA, 2007)

3. Paterson, Jim Jarmusch (EUA, 2016)

4. Democracia em Vertigem, Petra Costa (BRA, 2019)

5 visualizações