A Pior Pessoa do Mundo


A Pior Pessoa do Mundo (NOR, 2021), dirigido por Joachim Trier

A Pior Pessoa do Mundo (NOR, 2021), dirigido por Joachim Trier, recebeu duas indicações ao Oscar 2022: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original. Segundo o diretor, a intenção do filme é apresentar um olhar sério para as dificuldades de conhecer alguém quando se está lutando para descobrir sua própria vida.

Renata Reinsve, que protagoniza o longa no papel de Julie, havia desistido da carreira de atriz para se dedicar à carpintaria. Reinsve havia reformado recentemente uma casa e apaixonara-se pelo ofício. Trier só conseguiu convencê-la a voltar a atuar, quando entregou o roteiro do filme com a intenção de que ela fosse a protagonista.

A obra homenageia a música brasileira com uma versão instrumental de Art Garfunfelde Águas de Março, de Antonio Carlos Jobim.

Estimado em € 5 milhões, o longa entrou na lista dos 14 filmes favoritos do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama em 2021.

Abaixo nós escolhemos quatro cenas de A Pior Pessoa do Mundo para exemplificar a gramática audiovisual empregada. De nosso abecedário, nós citaremos decupagem, elipse, off e roteiro. Todas as cenas estão disponíveis no nosso Twitter @sallvafilmes. Acompanhe-nos por lá.

A Pior Pessoa do Mundo (NOR, 2021), dirigido por Joachim Trier

Nesta cena de 1'24'' de duração o roteiro é trabalhado através de diálogos numa mesa de jantar com seis pessoas em clima bucólico. Julie (Reinsve) afirma que sabe tudo sobre os problemas masculinos, pois são representados no livros e filmes, quando indaga: "Onde está o período menstrual? Orgasmo e desejo feminino? Onde?". Ela discorre: "Se homens menstruassem, ouviríamos sempre sobre isso.". Um homem de 45 anos está na mesa ouvindo e questiona: "Você pode womansplain isso melhor?". A partir de então, ambos discorrem sobre mansplaning e womansplaning.

A Pior Pessoa do Mundo (NOR, 2021), dirigido por Joachim Trier

Nesta sequência de 2'17'' a decupagem alterna planos gerais e médios através de movimentos de câmera com panorâmicas e steadicam para mostrar o estado de contemplação e solidão de Julie (Reinsve). Sem diálogos e apenas sons diegéticos, vemos Julie emocionar-se enquanto vaga sozinha pelas ruas numa breve elipse até o anoitecer.

A Pior Pessoa do Mundo (NOR, 2021), dirigido por Joachim Trier

Nesta cena de 48'' Julie (Reinsve) está sozinha de frente ao computador. Ela tem subitamente uma ideia e digita. Vemos as palavras digitadas na tela, enquanto escutamos a voz dela lendo o texto. O off empregado aqui não só conota o pensamento de Julie, como também carrega emoção ao que é escrito.

A Pior Pessoa do Mundo (NOR, 2021), dirigido por Joachim Trier

Nesta cena de 1'09'' sons diegéticos e não-diegéticos são compostos de maneira híbrida. Julie (Reinsve) abre a porta de um quarto de hospital. Vemos em desfoque Aksel (Anders Danielsen Lie) com fones de ouvido, enquanto ouvimos um som estridente de fundo. A câmera aproxima-se de Aksel ao passo que a intensidade da música vai aumentando e a estridência baixando. O corte para o plano de detalhe dos tênis All Star do personagem coincide com o bumbo da bateria, quando e o som da música torna-se pleno e sem ruídos. Assistimos a Aksel tocar empolgado uma bateria imaginária até ser interrompido por Julie.

A Pior Pessoa do Mundo (NOR, 2021), dirigido por Joachim Trier

A Pior Pessoa do Mundo

(NOR, 2021)

2h08min

roteiro Joachim Trier e Eskil Vogt

direção Joachim Trier

14 visualizações