Em um sentido similar ao da cena, a sequência é um momento facilmente isolável da história contada por um filme. Um sequenciamento de acontecimentos em vários planos, cujo conjunto é unitário.
Em termos de segmentação, a sequência define-se como um sintagma cronológico podendo haver elipses, característica que a diferencia de cena.
Em termos de narrativa, uma sequência é uma sucessão não de planos, mas de acontecimentos e a lógica é o que rege o encadeamento desses acontecimentos. O modelo aqui é de inspiração estruturalista: a sequência pode ser um combinatório de planos ou um único plano, o plano-sequência.
Dirigido por Sam Mendes, Beleza Americana (1999) conta a história de Lester Burnham (Kevin Spacey), um marido e pai que está em crise. Nada faz sentido na vida de Lester até conhecer Angela (Mena Suvari), por quem acaba nutrindo uma atração inexplicável. A sequência do primeiro encontro entre Lester e Angela é um exemplo de sintagma cronológico.
Paris, Texas (1984), dirigido por Wim Wenders, narra a história de Travis (Harry Dean Stanton), um homem em crise pelo fim de seu relacionamento com Jane (Nastassia Kinski). Eles tiveram um filho chamado Hunter (Hunter Carson). Travisé é subitamente encontrado por seu irmão, o Tio Walt (Dean Stockwell), que o ajuda a se aproximar de Hunter. Os dois nutrem um afeto conflituoso e nem sempre amistoso, como nesta sequência.
Dirigido pelo mexicano Luis Mandoki, Quando Um Homem Ama Uma Mulher (1994) aborda a vida conjugal de Michael Green (Andy Garcia) e Alice (Meg Ryan). Quando se casaram, ela já era mãe de Jessica (Tina Majorino), de 8 anos. Depois, ambos tiveram Casey (Mae Whitman), de 3 anos. A família vive em harmonia, contudo, Alice é alcoólatra e o estado de dependência dela à medida que aumenta, acarreta em problemas conjugais e com as filhas. Nesta sequência, ela chega em casa alcoolizada, toma remédios, bate nosto de Jessica e vai para o banho, onde desmaia e cai derrubando o box do banheiro.
Com roteiro e direção de Júlio Bressane, Filme de Amor (2003) coloca em cena duas mulheres (Bel Garcia e Josie Antello) e um homem (Fernando Eiras). Eles dão um intervalo em suas vidas cotidianas para viver um triângulo amoroso. De linguagem poética, esta sequência expõe o devaneio, a libertação e a transcedência do trio.
A realização de uma boa sequência é inerente à fotografia. Entender e dominar os equipamentos fotográficos garante confiança, agilidade, liberdade e melhores resultados. Pensando nisso, eu indico o curso Introdução À Fotografia, de Anna Silveira.
4 Filmes com Boas Sequências
1. Paris, Texas, Wim Wenders (FRA-ALE, 1984)
2. Quando Um Homem Ama Uma Mulher, Luis Mandoki (EUA, 1994)
3. Beleza Americana, Sam Mendes (EUA, 1999)
4. Filme de Amor, Júlio Bressane (BRA, 2003)
Comments