Montagem Paralela


A definição técnica da montagem é simples: trata-se de colar uns após os outros, em uma ordem determinada, fragmentos de filme, os chamados planos. Essa operação é realizada por um especialista, o montador, sob a responsabilidade do diretor ou do produtor, conforme cada caso. No entanto, nem sempre foi assim.

Os primeiros filmes, chamados de "vistas", só eram compostos por um único plano: eram "quadros" semiautônomos, simplesmente colados de ponta a ponta. A partir de 1910 são aperfeiçoados os modos de relações formais e semânticas entre planos sucessivos, notadamente na forma do raccord (tipo de montagem na qual dois planos de um filme se encadeiam de maneira que o espectador possa concentrar toda a sua atenção na continuidade da narrativa visual), mas também por utilização de princípios de alternância.

Simultaneamente, apareceu a profissão de montador, cuja influência foi grande no desenvolvimento da linguagem clássica do cinema, fundado essencialmente na clareza, na linearidade, na sequencialidade e na não repetição.

Assim como a montagem alternada, a montagem paralela trabalha imagens ou séries de imagens, mas sem necessariamente haver uma ligação temporal entre si ou de simultaneidade. Portanto, a montagem paralela também pode comparar ou opor séries temáticas.

Embora todos os filmes sejam montados, papel da montagem não é o mesmo. Na maioria das vezes, a montagem tem por princípio uma função narrativa: a mudança de plano, correspondendo a uma mudança de ponto de vista, com o objetivo de guiar o espectador para uma narrativa lógica. Há casos também de inversão dessa possibilidade e a montagem é usada com o intuito de obscurecer a compreensão do espectador.


Um Homem Sério (EUA, 2009), escrito e dirigido por Joel e Ethan Coen

Um Homem Sério (EUA, 2009), escrito e dirigido por Joel e Ethan Coen

Um Homem Sério (EUA, 2009), escrito e dirigido por Joel e Ethan Coen

Escrito e dirigido por Joel e Ethan Coen, Um Homem Sério (2009) começa com uma pequena fábula judaica em formato de prólogo. Em seguida, temos uma narrativa onde a montagem paralela é utilizada para justapor duas situações: Danny Gopnik (Aaron Wolff) está na sala de aula, enquanto o seu pai, Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg), é examinado por um médico. Assista à cena aqui disponível no nosso Twitter @sallvafilmes.


Tropa de Elite (BRA, 2007), dirigido por José Padilha

Tropa de Elite (BRA, 2007), dirigido por José Padilha

Tropa de Elite (BRA, 2007), dirigido por José Padilha

Tropa de Elite (2007), com roteiro direção de José Padilha, utiliza-se da montagem paralela para preparar o espectador de uma fatalidade que irá acontecer com Neto (saudoso Caio Junqueira). Enquanto Neto combina com Matias (André Ramiro) a entrega dos óculos para uma criança na favela, o vilão Baiano (Claudio Mendes de Lima) descobre essa trama por intermédio de outra pessoa e planeja a execução de Neto. Veja a cena aqui.


A Vida Secreta de Walter Mitty (EUA, 2013), dirigido por Ben Stiller

A Vida Secreta de Walter Mitty (EUA, 2013), dirigido por Ben Stiller

A Vida Secreta de Walter Mitty (EUA, 2013), dirigido por Ben Stiller

Dirigido por Ben Stiller, A Vida Secreta de Walter Mitty (2013), conta a história de Waltter Mitty (Stiller), um homem comum e tímido, que constantemente "viaja" em sua própria mente para fantasiar situações heroicas e impossíveis, como nesta cena aqui. A montagem paralela, neste caso, é usada no longa como forma de escapismo de Mitty diante do marasmo de sua vida.


O Poderoso Chefão (EUA, 1972), dirigido por Francis Ford Coppola

O Poderoso Chefão (EUA, 1972), dirigido por Francis Ford Coppola

O Poderoso Chefão (EUA, 1972), dirigido por Francis Ford Coppola

Uma das passagens mais violentas de O Poderoso Chefão (1972), dirigido por Francis Ford Coppola, é o momento quando Michael Corleone (Al Pacino) livra-se de todos os inimigos da família e a matança durante o batismo do próprio filho. Um a um os líderes das famílias criminosas são assassinados ao passo que o filho de Michael é batizado (curiosamente quem faz o papel do filho é Sofia Coppola). Uma emblemática montagem paralela que reitera a contraposição entre sagrado e profano. Assista à cena aqui.


4 Filmes com Montagem Paralela

1. O Poderoso Chefão, Francis Ford Coppola (EUA, 1972)

2. Tropa de Elite, José Padilha (BRA, 2007)

3. Um Homem Sério, Joel e Ethan Coen (EUA, 2009)

4. A Vida Secreta de Walter Mitty, Ben Stiller (EUA, 2013)

3 visualizações