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Quadros



A palavra "quadro" vem do latim quadratum e significa uma figura "quadrada", aquela dotada por ângulos retos que também perfazem um retângulo. O quadro enquanto moldura foi utilizada precocemente na pintura como um acessório da tela pintada.

Desde suas origens, a fotografia praticou o enquadramento com a intenção de imitar a pintura. Limitada por um quadro, tanto a imagem fotográfica quanto a fílmica foram concebidas como enquadradas: na fotografia, como moldura; nos filmes, como frames.

No que diz respeito aos formatos, a horizontalidade é a regra no cinema. O formato se define por dois parâmetros: a largura da película (de 8 a 70 mm) e a relação entre as duas dimensões (altura e largura) do quadro. Tal proporção de tela – que em inglês é conhecida por aspect ratio – variou de 1,33 a 2,5 (razão obtida pela divisão entre as medidas da largura e da altura). O formato na razão próxima a 1,60 é o preferido pela maioria dos espectadores, por fornecer as condições mais próximas da visão natural. A indústria cinematográfica utiliza como proporção padrão 1,66 desde a década de 1960 e a televisão usou o formato 4:3 desde a década de 1930, mudando para a proporção 16:9 a partir dos anos 2000.

Poucos cineastas tentaram trabalhar formatos, propondo um quadro variável que passasse do horizontal ao vertical ou ao quadrado. Mais frequentes foram as tentativas de transformar as proporções das imagens ocultando uma de suas partes, como, por exemplo, as máscaras íris e o split screen, que é uma técnica de justapor várias imagens em único quadro.


blog O cinema Sallva, novembro 2021, Quadros

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Dirigido por Alfred Hitchcock, Janela Indiscreta (1954) conta a história de Jeff (James Stewart), um fotógrafo profissional, confinado em uma cadeira de rodas em seu apartamento, após fraturar a perna em um acidente. A janela dos fundos dá para um pátio com vista para outros condôminos. Enquanto se recupera, Jeff assiste a seus vizinhos a partir de janela de seu apartamento. Nesta cena, Hitchcock trabalha o formato através de máscaras íris, que se alternam conforme o dispositivo que Jeff usa: para binóculo, máscara expandida e menor profundidade de campo; para lente teleobjetiva, máscara contraída e maior profundidade de campo.


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Limite (1931) é o único longa-metragem dirigido pelo brasileiro Mário Peixoto. É comumente listado entre os filmes mais importantes da história do cinema, pois foi realizado numa época de transição do cinema mudo para o sonoro. A cópia original em 35mm foi restaurada pela Cinemateca Brasileira reenquadrando a imagem e ressicronizando a trilha sonora. A sequência quando a protagonista observa o mar abaixo e a câmera gira no seu eixo vertical ilustra bem o resultado dessa restauração.


blog O cinema Sallva, novembro 2021, Quadros

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Dor e Glória (2019), escrito e dirigido por Pedro Almodóvar, foi indicado a duas estatuetas do Oscar 2020: melhor filme internacional e melhor ator (Antonio Banderas). O veterano cineasta Salvador Mallo (Banderas) atravessa uma crise de inspiração. Ele reflete sobre as escolhas que fez na vida a partir de seus relacionamentos. Um deles é com o ator Alberto Crespo (Asier Etxeandia), que estrelou um de seus filmes. Nesta cena, o reencontro com Crespo acontece no apartamento de Salvador, onde eles garimpam roteiros, quando um dos textos desperta o interesse do ator. Almodóvar trabalha a imaginação de Alberto com sucessivas janelas de projeção.


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O curta-metragem francês de ficção científica La jetée (1962), escrito e dirigido por Chris Marker, é considerado um dos marcos da Nouvelle Vague. Um homem, dotado de forte memória, é usado como cobaia por cientistas para realização de um experimentos de viagem no tempo, a fim de encontrar meios de sobrevivência em um cenário de pós-guerra nuclear. O curta apresenta um formato inesperado, através de fotografias estáticas e um único take filmado de uma mulher piscando os olhos. Mesmo diante de algo estático, Marker consegue criar uma boa sensação de movimento através das imagens.


4 Filmes com Formatos Incomuns

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1. Limite, Mário Peixoto (BRA, 1931)

2. Janela Indiscreta, Alfred Hitchcock (EUA, 1954)

3. La jetée, Chris Marker (FRA, 1962)

4. Dor e Glória, Pedro Almodóvar (ESP, 2019)

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