Mães Paralelas (ESP, 2021), escrito e dirigido por Pedro Almodóvar, foi lançado em outubro de 2021 com polêmica. O cartaz do filme, com um mamilo feminino, foi censurado no Instagram. A rede social reconheceu o erro e emitiu um pedido oficial de desculpas reconsiderando o equívoco e o claro contexto artístico da postagem.
A obra foi indicada ao Oscar 2022 de Melhor Trilha Sonora Original (Alberto Iglesias) e e Melhor Atriz (Penélope Cruz).
Cruz e Almodóvar são parceiros há quase três décadas totalizando sete filmes juntos. A parceria começou em Carne Trêmula (1997) e se estendeu com Tudo Sobre Minha Mãe (1999), Volver (2006), Abraços Partidos (2009), Os Amantes Passageiros (2013), Dor e Glória (2019) e a mais recente obra do diretor, na qual é a protagonista.
A primeira vez que o diretor abordou publicamente a obra foi em 2011, quando descreveu o projeto como "o Dom Quixote da maternidade". Curioso que em 2009, Almodóvar inseriu um pôster do filme em Abraços Partidos, conforme frame abaixo, sugerindo que naquele ano ele já trabalhara no roteiro.
Abaixo, eu escolhi quatro cenas de Mães Paralelas para exemplificar a gramática audiovisual do filme. Tem um pouco de decupagem, elipse, inserções e montagem paralela. As cenas estão disponíveis em meu Twitter.
1) Nesta sequência de 1'42'', há duas elipses: primeiro Janis (Penélope Cruz) está em casa e recebe a ligação de Arturo (Israel Elejalde). Na cena seguinte, eles dois transam na cama de um hotel. Na cena final, Janis está com avental num hospital com as mãos na barriga, indicando estar grávida.
2) Nesta cena de 1'30'', a montagem paralela é empregada para mostrar que Janis e Ana (Milena Smit) estão em trabalho de parto. A edição conota que ambas dão à luz concomitantemente.
3) Nesta cena de 48'', Janis está de frente ao computador e é enquadrada em primeiro plano. À medida que ela lê o e-mail, expostos em forma de inserções explicativas, vemos a reação dramática dela diante da epifania.
4) Nesta cena de 1'13'', Ana e Teresa (Aitana Sánchez-Gijón) caminham até uma mesa num café de rua. Elas sentam e conversam. A decupagem empregada foge do convencional plano over the shoulder (OST) para um primeiríssimo primeiro plano do rosto de cada uma delas.
Mães Paralelas (ESP, 2021)
2h03min
roteiro e direção Pedro Almodóvar
Comments