Trucagem é toda manipulação na produção de um filme que acaba mostrando na tela algo que não existiu na realidade.
No cinema, a noção de trucagem perdeu as conotações pejorativas e morais de não enganar e nem mentir para o espectador, dado que além de sua capacidade analógica e realista, o cinema também tem um poder de invenção e de fabricação de mundos.
O "trucar" pode ser realizado de muitas maneiras, desde a maquiagem de um elemento profílmico (o dublê que realiza uma cena perigosa em lugar do ator), a utilização de dispositivos de filmagem especiais, até o retoques mais meticulosos da imagem e do som. Os procedimentos técnicos nesse sentido estão em constante aperfeiçoamento.
Na filmagem, as trucagens clássicas do cenário (máscara/contramáscara, efeito Schufftan, matte, transparência etc.) tornaram-se bem sofisticadas desde a utilização da computação gráfica para regulá-las. A invenção mais radical, entretanto, é a das técnicas infográficas de retoque ponto por ponto (rotoscopia), que, com o surgimento das câmeras digitais, permitiram modificar à vontade qualquer zona de um fotograma. Essas trucagens elaboradas, que exigem um material complexo, são denominadas efeitos especiais.
A principal questão estética e psicológica colocada pela trucagem é a sua maior ou menos credibilidade. Inerente à evolução técnica e correlata ao saber do espectador, toda imagem tem uma chance razoável de ser um truque.
Dirigido por François Truffaut, A Noite Americana (1973) é um filme dentro de um filme. O diretor Ferrand, interpretado pelo próprio Truffaut, conduz o elenco e a equipe técnica para a produção de um filme chamado "Je Vous Présente". Com inúmeras metalinguagens, vemos soluções improvisadas de filmagem serem elaboradas a tempo de concluir o projeto, como nesta cena, em que a trucagem é exercida para emular uma composição de planos numa janela.
Dirigido por Esmir Filho, Os Famosos e Os Duendes da Morte (2010), narra a história de um adolescente que vive com sua mãe em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul. Dividindo seu dia-a-dia entre ir ao colégio, ouvir música e navegar na Internet, o filme é uma jornada introspectiva e poética na mente desse jovem. As trucagens no longa são mais sutis, como nesta cena, quando o protagonista está num gira-gira e a câmera gira em sentido oposto resultando numa cena de mais movimento do que o real.
Escrito, dirigido e produzido por Georges Méliès, Viagem à Lua (1902) mistura cenários reais, pintados e objetos construídos no estúdio do próprio diretor para narrar a história do professor Barbenfouillis, que propõe uma viagem à Lua com outros cinco astrônomos. Uma das trucagens mais marcantes do longa é a chegada deles à Lua, quando o satélite é personificado em formato de um rosto.
Blow Out: Um Tiro na Noite (1981), escrito e dirigido por Brian De Palma, é centrado em Jack Terry (John Travola), um sonoplasta envolvido em um filme de baixo orçamento sobre assassinatos numa universidade. A exemplo de Uma Noite Americana, o longa de De Palma assume o caráter metalinguístico como na sequência inicial, em que a trucagem sonora é abordada entre diretor e sonoplasta na ilha de edição.
4 Filmes com Trucagens
1. Viagem à Lua, Georges Méliès (FRA, 1902)
2. A Noite Americana, François Truffaut (FRA-ITA, 1973)
3. Blow Out: Um Tiro na Noite, Brian De Palma (EUA, 1981)
4. Os Famosos e Os Duendes da Morte, Esmir Filho (BRA, 2009)
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