Gag


A gag é uma expressão retomada sem modificações do inglês, em que designa uma história engraçada ou uma parte de diálogo improvisado por um ator.

Menos narrativa e frequentemente mais abstrata, a gag é uma forma breve, relativamente autônoma, que em si não é própria ao filme. Em sua forma mais geral, ela se caracteriza pela resolução incongruente e surpreendente de uma situação que não pode ser realizada dentro de seus premissas. Falamos sobre esse recurso cinematográfica no nosso podcast O Cinema Sallva, ouça abaixo:

Escola de Rock (USA, 2003), dirigido por Richard Linklater, é uma comédia recheada de gags, que ganham vida e densidade pela atuação de Jack Black, ator popularmente conhecido por interpretações enlouquecidas e improvisadas. Nesta sequência inicial do longa, que você pode assistir no nosso Twitter aqui, Dewey Finn, papel de Black, é comunicado de que está fora da banda que ajudou a fundar. Ensandecido, ele chuta um dos pratos da bateria e sai de cena, numa reação que até mesmo os membros da banda ficam sem entender.

Escola do Rock (EUA, 2003), dirigido por Richard Linklater

Escola do Rock (EUA, 2003), dirigido por Richard Linklater

Em Saneamento Básico, O Filme (BRA, 2007), o diretor e roteirista Jorge Furtado trabalha com gags metalinguísticas, como nesta aqui, um pouco antes do filme começar, quando Fernanda Torres faz uma narração em off convidando o espectador a sentar-se, preparando-o para o filme que já vai começar.

Saneamento Básico, O Filme (BRA, 2007), dirigido por Jorge Furtado

Saneamento Básico, O Filme (BRA, 2007), dirigido por Jorge Furtado

Os Goonies (USA, 1985), dirigido por Richard Donner, apresenta uma série de sequências, cuja resolução transita entre o incongruente e o surpreendente. Nesta aqui, os jovens, presos no subsolo de uma casa, encontram instalações hídricas. Desesperados por ajuda, eles decidem balançar os canos no afã de encontrar socorro, no entanto, a ação deles provoca uma série de situações inesperadas.

Os Goonies (EUA, 1985), dirigido por Richard Donner

Os Goonies (EUA, 1985), dirigido por Richard Donner

Os Goonies (EUA, 1985), dirigido por Richard Donner

Um Conto Chinês (ARG, 2011), escrito e dirigido por Sebastián Borensztein, trabalha algumas gags no formato de fábula. Roberto, interpretado por Ricardo Darín, é um misantropo e irritantemente metódico dono de de uma loja de ferragens em Buenos Aires. Ele tem um hábito incomum de colecionar notícias de jornal que relatam acidentes fatais bizarros. Toda vez que Roberto lê uma notícia, ele projeta a história colocando-se como protagonista de um enredo surpreendente, como nesta sequência aqui.

Um Conto Chinês (ARG, 2011), dirigido por Sebastián Borensztein

Um Conto Chinês (ARG, 2011), dirigido por Sebastián Borensztein

Na maioria dos casos a gag mobiliza, além da linguagem corporal dos atores, dois atributos considerados burlescos dentro de uma narrativa: o caráter repentino e a imprevisibilidade.


4 Filmes com Gags

1. Os Goonies, Richard Donner (EUA, 1985)

2. Escola do Rock, Richard Linklater (EUA, 2003)

3. Saneamento Básico, O Filme, Jorge Furtado (BRA, 2007)

4. Um Conto Chinês, Sebastián Borensztein (ARG, 2011)

14 visualizações