A gag é uma expressão retomada do inglês, que designa uma história engraçada ou um diálogo improvisado por um ator. Além da linguagem corporal dos atores, a gag acentua dois atributos considerados burlescos dentro de uma narrativa: o caráter repentino e a imprevisibilidade.
Menos narrativa e frequentemente mais abstrata, a gag é uma forma breve, relativamente autônoma, que em si não é própria ao filme. Caracteriza-se pela resolução incongruente e surpreendente de uma situação impossibilitada dentro de seus premissas. Falei sobre esse recurso cinematográfico no meu podcast O Cinema Sallva:
Escola de Rock (EUA, 2003), dirigido por Richard Linklater, é uma comédia com diversas gags, que ganham vida e densidade pela atuação de Jack Black – ator popularmente conhecido por interpretações enlouquecidas e improvisadas. Na sequência inicial do longa, Dewey Finn (Black) é despedido da banda que ajudou a fundar. Ensandecido, ele chuta um dos pratos da bateria e sai de cena, numa reação que até mesmo os membros da banda ficam sem entender.
Em Saneamento Básico, O Filme (BRA, 2007), o diretor e roteirista Jorge Furtado trabalha com gags metalinguísticas um pouco antes do enredo começar, quando a atriz Fernanda Torres, através de off, convida o espectador a sentar-se, preparando-o para o filme que já vai começar.
Os Goonies (EUA, 1985), dirigido por Richard Donner, apresenta uma série de sequências, cuja resolução transita entre o incongruente e o surpreendente. Um exemplo é quando os jovens encontram instalações hidráulicas, presos no subsolo de uma casa,. Desesperados, eles decidem balançar os canos para pedir por socorro, no entanto, a ação deles provoca uma série de situações inesperadas.
Um Conto Chinês (ARG, 2011), escrito e dirigido por Sebastián Borensztein, trabalha gags no formato de fábula. Roberto (Ricardo Darín) é um misantropo e metódico dono de de uma loja de ferragens em Buenos Aires. Ele tem o hábito incomum de colecionar notícias de jornal que relatam acidentes bizarros. Ao ler as matérias, ele projeta a história colocando-se como protagonista de um enredo surpreendente.
4 Filmes com Gags
1. Os Goonies, Richard Donner (EUA, 1985)
2. Escola do Rock, Richard Linklater (EUA, 2003)
3. Saneamento Básico, O Filme, Jorge Furtado (BRA, 2007)
4. Um Conto Chinês, Sebastián Borensztein (ARG, 2011)
Comments