top of page

Melodrama


Ilustração por Paranauê PB, by Anna Silveira


O melodrama é um termo da história do teatro, que designa uma espécie de drama falado e cantado. No fim do século XVIII, esse gênero distinguiu-se da ópera e ganhou um sentido mais especializado como drama popular que acentua os efeitos patéticos, salientado por uma música expressiva.

Desde o início do século XX, o cinema aglutinou o repertório do melodrama a partir de alguns traços constantes:

1) uma ação intensa, fundada em acontecimentos violentos: raptos, assassinatos, sequestros, usurpação de bens ou de identidade etc.;

2) uma estrutura narrativa simples entre inocência e forças do mal através de personagens-tipo: a moça pura, a criança inocente, a esposa virtuosa, o traidor, a megera, o aristocrata egoísta e o cúpido;

3) uma intriga com reviravoltas fundadas em desconhecimentos ou confusão de identidade;

4) um estilo voluntariamente enfático e grandiloquente, no limite da paródia.

blog O cinema Sallva, outubro 2021, Melodrama

blog O cinema Sallva, outubro 2021, Melodrama

Central do Brasil (BRA, 1998), com direção de Walter Salles, narra a história de Dora (Fernanda Montenegro), ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação ferroviária Central do Brasil, onde conhece um garoto órfão chamado Josué (Vinícius de Oliveira). Para exemplificar o melodrama empregado na obra, eu selecionei a cena quando Josué perde a mãe num acidente de trânsito.


blog O cinema Sallva, outubro 2021, Melodrama

blog O cinema Sallva, outubro 2021, Melodrama

O primeiro filme dirigido por Frank Capra e realizado no pós-guerra é A Felicidade Não Se Compra (EUA, 1947). A obra enaltece a bondade das pessoas comuns e o valor dos sonhos humildes, mesmo que eles não se tornem realidade. Um exemplo de melodrama é a cena quando o menino George, de 12 anos, impede que o farmacêutico Sr. Gower envenene acidentalmente uma receita.


blog O cinema Sallva, outubro 2021, Melodrama

blog O cinema Sallva, outubro 2021, Melodrama

O thriller policial Uma Criança Por Testemunha (EUA, 1988), escrito e dirigido por Eric Red, também apresenta sequências de melodrama. Dois assassinos profissionais são contratados para um novo trabalho que é raptar Travis (Harley Cross), um garoto de 9 anos, testemunha chave do FBI contra um chefão da máfia. A cena final do longa é um exemplo de ação intensa típica de melodrama.


blog O cinema Sallva, outubro 2021, Melodrama

blog O cinema Sallva, outubro 2021, Melodrama

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (FRA, 2002), dirigido por Jean-Pierre Jeunet, é um melodrama que conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma mulher que desde a infância cresceu isolada das demais crianças. Certo dia, ela encontra no banheiro do apartamento onde mora um caixinha de um antigo morador do apartamento. Ela decide procurá-lo e entregar a relíquia de maneira anônima ao seu dono, cuja cena é um exemplo de estrutura narrativa simples com personagens-tipo.


Falei sobre melodrama em meu podcast O Cinema Sallva:


4 Melodramas

1. A Felicidade Não Se Compra, Frank Capra (EUA, 1947)

2. Uma Criança Por Testemunha, Eric Red (EUA, 1988)

3. Central do Brasil, Walter Salles (BRA, 1998)

4. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet (FRA, 2002)

15 visualizações
bottom of page