top of page

Noir


blog O Cinema Sallva, outubro 2021, Noir

As ficções policiais americanas da década de 1930 – romances e filmes – caracterizaram-se pela violência, visão amarga e desiludida da sociedade liberal na era da Grande Depressão, A Crise de 1929. Recebidas na Europa com uma certa defasagem, essas produções destacaram-se pelo aspecto sombrio, cujo traço tornou-se sinônimo de gênero policial.

Em 1945, é lançada uma coleção de romances policiais chamada de "Série noire" ("Série negra"), pela editora Gallimard. A crítica utilizou dessa expressão para replicar o termo noir, que perdurou e virou designação de subgênero de filmes policiais.

No filme noir, a investigação torna-se mais interessante à medida que o investigador adensa nos mistérios. Esse gênero apresenta algumas características comuns como detetives privados viris, porém sentimentais; mulheres perigosas e sedutoras; a colusão de poderes político e criminal; e a arte de confundir pistas.


blog O Cinema Sallva, outubro 2021, Noir

blog O Cinema Sallva, outubro 2021, Noir

blog O Cinema Sallva, outubro 2021, Noir

Bufo & Spallanzani (2001), dirigido por Flávio Ramos Tambellini, é uma adaptação do livro homônimo escrito por Rubem Fonseca. A socialite Delfina Delamare (Maitê Proença) é encontrada morta dentro de um carro. A sequência inicial do longa é a própria cena do crime, onde o inspetor Guedes (Tony Ramos) levantará as primeiras evidências e iniciará as investigações em busca do criminoso. Uma clássica sequência noir.





Cães de Aluguel (1992), com roteiro e direção de Quentin Tarantino, trabalha o noir de maneira mais plástica e com a confusão de pistas. Nesta sequência, os criminosos perseguem um infiltrado da polícia. As evidências não são claras e ninguém confia em ninguém. Eles trocam tiros e a cena é exposta com muito sangue, característica comum nos filmes do diretor.




Escrito e dirigido por John Huston, O Falcão Maltês (1941) aborda um detetive particular (Humphrey Bogart) que é procurado por uma mulher misteriosa (Sydney Greenstreet), que teme morrer. À medida que o detetive adensa as investigações, ele se vê num enredo de intrigas e mistérios em torno de uma estátua de falcão de valor incalculável. Nesta cena, temos alguns recursos estéticos que caracterizam o gênero noir: a película preto-e-branca e ambientes com pouca luz e sombras enaltecidas.





O neo-noir Chinatown (1974), escrito e dirigido por Roman Polanski, é filmado de forma mais simples. O detetive particular Jake Gitter (Jack Nicholson) é contratado por uma mulher para descobrir um possível adultério cometido por seu cônjuge. À proporção que investiga o caso, ele envolve-se com o engenheiro chefe de uma grande empresa de distribuição de água em Los Angeles, Estados Unidos. Uma das cenas que marcam o longa é o corte no nariz de Jake, filmado em apenas um take com a interpretação do próprio diretor.


4 Filmes Noir

1. O Falcão Maltês, John Huston (EUA, 1941)

2. Chinatown, Roman Polanski (EUA, 1974)

3. Cães de Aluguel, Quentin Tarantino (EUA, 1992)

4. Bufo & Spallanzani, Flávio Ramos Tambellini (BRA, 2001)

7 visualizações
bottom of page